condicionador de ar

7 de outubro de 2010


A Marina surpreendeu todo mundo no último domingo, coitado do IBOPE... De fato os verdes estão em alta não só no cenário nacional, mas mundial. Ecomovimentos se disseminam, o espírito green life se faz presente, todos plantamos árvores e deixamos de usar sacolinhas de mercado - para comprar sacos de lixo - pensando num futuro melhor para o planeta. Ainda bem que eu não sou uma sacolinha dessas, afinal de contas foram jogar pra cima delas a culpa de toda a merda que se espalha por ai. Ontém foi Jesus, hoje são as sacolas...


Resolvido o problema ambiental, vamos nos preocupar com as questões particulares, afinal ninguém é de ferro. Informando que no Brasil a previsão até 2025 é que dobre o número de veículos comercializados ao ano, em 2010 foram 3,4 milhões e em 15 anos serão 6,8 milhões. Bom pra mim, bom pra você que ainda não tem carro. Rá! Mas de que adianta um carro, se as condições de trabalho não são ideais? A resposta eu tenho fácil. Ar condicionado. Você compra um terno, e ganha um condicionador de ar para trabalhar! Simples assim. A zona franca de Manaus comemora com a vendas, lucro na Amazônia, a tribo toda em polvorosa. Isso porque lá a produção desses aparelhos parece não ter horizontes limitados. Um aumento de mais de 500% na produção no primeiro quadrimestre de 2010! Split pra todos. Ufa! Ainda bem que pararam com as sacolas de mercado.

Voltando ao título da obra, ainda existem pessoas que simplificam as coisas no mundo. O sistema abaixo, por exemple, foi um dos três premiados do iida awards 2010. Batizado de "ecooler" esse sistema utiliza métodos passivos e naturais de refrigeração. Trata-se de uma estrutura de tubos ocos de cerâmica preenchidos com água. Mais do que isso, desenvolvido em Israel, o mesmo ainda mescla as características culturais e arquitetônicas da região utilizando a idéia da jarra (resfriamento da água) e da mashrabiya (mediador simbólico do interior/exterior). É viver em harmonia com o meio, e não separar-se dele.


0 comentários:

Postar um comentário