Quão arrogante você é?
24 de junho de 2010
12:27 | Postado por
Zuwa |
Editar postagem
Oculto entre os 7 pecados capitais está, para mim, um dos piores defeitos que nós, humanos, apresentamos. A soberba inclui a arrogância e a vaidade, sendo superada somente pela virtude da humildade.
Da simples definição - vide wikipedia.org:
Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.
Mas e você, quão arrogante você é?
Ditadores, políticos, chefes... A imposição de teorias e vontades pessoais sobre um determinado grupo de pessoas através da verbalização de idéias faz com que esqueçamos todos, porém, do velho ditado da vovó: Uma boca e duas orelhas, para ouvir mais e falar menos. Difícil domar o ímpeto de uma boca que insiste em cuspir palavras, munida de poder e autoconfiança. Pessoas assim caminham na estrada da solidão provavelmente, tornando-se prepotentes e avarentas.
O texto a seguir de Stephen Kanitz, expõe bem essa questão.
"Você prefere ter sempre a razão ou prefere ter sempre amigos?"
Nem passa pela nossa cabeça que é possível criar uma sociedade em que se possa ter ambos. Meu único consolo é que os arrogantes e prepotentes deste país, pelo jeito, não têm amigos. Amigos que tenham a coragem de dizer a verdade, em vez dos puxa-sacos e acólitos que os rodeiam. Para melhorar este país, precisamos de pessoas que usem sua privilegiada inteligência para ouvir aqueles que as cercam, e não para enunciar as teorias que aprenderam na Sorbonne, Harvard ou Yale. Se você conhece um arrogante e prepotente, volte a ser seu amigo. Diga simplesmente o que você pensa, sem medo da inevitável retaliação. Um dia ele vai lhe agradecer. S.K.
Hasta la vista...
Marcadores:
Pensamentos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Grande Zuwa!
Como editor-assistente desse blog (hahaha) lhe dou os parabéns!
Belo texto fera!
abrass
Cabecinha
De fato um tema pertinente. E muitas vezes está diretamente ligado ao que nos é imposto pela sociedade como "sucesso".
Ao atingir esse tao sonhado e mentiroso "sucesso", seja profissional, salarial ou o que for, a opiniao de outros passa a nao ser mais importante, e relegada a segundo plano, quando nao completamente ignorada.
Acho que é um tema importante a ser discutido, e nenhum de nós, como seres humanos atuantes, está livre disso.
Muito bom o texto.
Grande abraco, do outro lado do atlântico.
Afonso.
Moleque arrogante!
Rapazinho insolente!
Postar um comentário